Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Rostov-on-Don e Kaliningrado

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Rostov-on-Don e Kaliningrado

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Rostov-on-Don e Kaliningrado

02.mar.2018

A Copa do Mundo da Rússia está chegando e muitos brasileiros estão se preparando para ir até lá e conferir um pouco do maior campeonato esportivo do mundo.

Com partidas em 11 cidades-sede, esta é a primeira realizada em um país do leste europeu. O torneio irá acontecer entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

Porém, tirando as partidas de futebol, as festas e a vodka, o que mais tem para fazer lá?

Pensando nisso e na falta de informações acerca das cidades onde o Brasil irá jogar a primeira etapa do torneio, resolvemos fazer um estudo de caso e levantar as principais atrações turísticas que você pode e deve conferir enquanto estiver por lá, afinal, não é todo dia que o brasileiro decide dar um pulinho até a “Mãe Rússia”.

Rostov do Don (já aprende a falar: “Rostov-na-Donu”)

A primeira partida da seleção canarinho terá lugar na cidade de Rostov do Don, na Arena Rostov, em 17 de junho.

Rostov está localizada no sul da Rússia, às margens do Rio Don, e é um importante centro industrial, comercial e de transportes, com mais de 1 milhão de habitantes.

Por ser uma das regiões mais ricas e em desenvolvimento da Rússia, Rostov possui bairros modernos, diversos cafés, restaurantes, bares, zonas de recreação e áreas verdes.

Um dos pontos mais interessantes Rostov é a Rua Pushkin (em homenagem a Alexander Pushkin, um dos maiores escritores russos) um calçadão arborizado que corta a cidade, cheia de parques, jardins, estátuas, museus, restaurantes e edifícios históricos.

Os pontos mais interessantes ficam entre o Parque Gorky e o Parque da Revolução de Outubro, junto ao Rostov Zoo. Ali ainda há um parque de diversões com a 3ª maior roda gigante da Rússia, com vistas espetaculares de Rostov.

Perto dessa avenida está a Catedral da Natividade da Santíssima Virgem Maria, construída em 1856 em estilo neo-bizantino, e o Mercado Central de Rostov.

Outro passeio interessante é pela região do cais, pela orla do Rio Don, perto da Ponte Voroshilovskiy, com restaurantes onde você pode experimentar a famosa sopa borsch russa, a base de beterraba, nata, batatas cozidas, com o acréscimo local de rosbife, além das cotletas, que são bolinhos de lúcio, um peixe da região.

A vida noturna se concentra na Rua Gazetny, uma transversal da Rua Pushkin, perto do Parque Gorky. Nela estão concentradas diversas tabernas, bares e cervejarias, e deve ser o local escolhido da torcida para comemorar as vitórias ou afogar as mágoas da derrota.

Saindo um pouco do agito, quem quiser ser refrescar um pouco (não que lá faça um baita calor, mas...) poderá ir ao H2O Aquapark. Mas se não tiver muito frio, não tem problema, o parque é coberto e possui piscinas aquecidas. Para quem visita a cidade com a família, esta é uma ótima atração a ser visitada.

Perto de Rostov, você pode visitar a cidade histórica de Starocherkasskaya (quero ver você falar esse nome rápido, 3x!), a 35km de Rostov. O local foi a capital dos Cossacos, um povo famoso pela sua coragem, bravura e habilidades militares, notadamente em relação à cavalaria, além de sua relevância e diversos momentos históricos da Rússia.

 

Kaliningrado (já aprende a falar: “Kaliningrad”)

A segunda partida do Brasil na Copa da Rússia, contra a seleção da Costa Rica, será realizada em Kaliningrado, em 22/06, cidade que é a capital administrativa da província russa homônima.

Apesar de pertencer à Rússia, esta província está localizada em uma enorme planície entre a Polônia e a Lituânia, às margens do Mar Báltico.

Povoada por alemães durante a Segunda Guerra Mundial, foi anexada posteriormente à URSS e hoje possui um vasto potencial turístico, seja pela parte histórica, seja pela beleza natural da região.

Apesar da pesada herança soviética, a cidade de Kaliningrado possui um ar jovial, com diversos bares, restaurantes, shoppings modernos e avenidas bem arborizadas.

Para se ter uma ideia, ela é conhecida como a capital da cerveja da Rússia, pois é, nem só de vodka vivem os russos!

Não deixe de visitar o pub Borís Iéltsin, batizado em homenagem ao primeiro presidente da Rússia e que possui um dos maiores cardápios de cervejas artesanais da cidade.

É possível chegar a Kaliningrado por avião, trem, carro ou ferry, dependendo de sua origem. Como a cidade é um polo turístico, várias companhias áreas europeias possuem voos direitos até lá.

O coração da cidade fica na Pobedy Platz, onde acontecem os principais eventos e festividades nacionais e religiosas. No meio da Pobedy fica a Praça Victor, rodeada por parques, shoppings, edifícios modernos e pelas cúpulas douradas da Catedral de Cristo Salvador.

Se a Pobedy Platz é o coração de Kaliningrado, a Avenida Leninsky é a Aorta, a principal artéria, que corta a cidade de norte a sul. É a principal avenida da cidade e nela estão localizados o Museu da Guerra (onde havia um bunker durante a II Guerra Mundial) e o Museu Regional de História e Arte, fundado em 1946.

Mais a frente, passando pela Ponte Trestle, sobre o rio Pregolya, está a Ilha de Kant, nome dado em homenagem ao filho mais ilustre da cidade, o escritor e filósofo Immanuel Kant. Na ilha está localizado o cartão postal da cidade, a Catedral Sagrada Família ou Catedral Vermelha, construída em 1333 em estilo gótico e romanesco

Logo atrás da Catedral está a Ponte Honeymoon, onde os casais apaixonados colocam cadeados para representar o amor eterno

Por fim, a avenida termina na Estação Ferroviária Hauptbanhof, uma bela obra arquitetônica de chão de mármore e lustres folheadas de ouro, foi construída em 1928 durante a ocupação alemã.

Ao lado da estação, está localizado o Portão de Brandeburgo, um dos 10 portões da muralha antiga de Konigsberg. Duramente castigada durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a antiga muralha estendia-se por 15km em volta da cidadela no século 18. Cada portal possuía torres fortificadas, construídas em diferentes estilos arquitetônicos, que hoje funcionam como museu, como o Friedrischburg Gate, que abriga o Museu Marítimo, o King’s Gate, que contém maquetes da antiga fortaleza e seus portões originais e o Dohna Tower Gate, onde fica o Museu do Âmbar (quem já viu Jurassic Park, sabe do que estamos falando).

Fora dos limites da cidade, a apenas 50km, o Parque Nacional Kurshskaya Kosa e a Floresta de Pinho Retorcido compreende uma área de terra que adentra 98km no mar, separando o mar Báltico do Lago Curonion.

A região é coberta de dunas de areia e por uma densa floresta de pinhos, cujos troncos forma figuras curiosas, moldadas pela própria natureza..

Nesta mesma região ficam os vilarejos de Lesloy, Ribachy e Morskoe, muito procurados por russos e alemães durante as férias de verão.

 

Semana que vem sai a segunda parte desse post com dicas de Moscou, a cidade-sede da terceira partida da seleção brasileira na Copa da Rússia de 2018, não deixem de conferir!

Já decidiu viajar, então não perca tempo e adquira seu Roteiro Personalizado do Turistaholic, com ele você faz a viagem dos seus sonhos se tornar realidade de uma forma segura e econômica.

O povo pode até continuar falando russo, mas você não ficará perdido sem saber o que fazer!

 

As imagens foram retiradas da internet, caso seja autor/proprietário e deseja que sejam retiradas, entre em contato através do email: contato@turistaholic.com.br

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com