Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Moscou

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Moscou

Copa do Mundo 2018 - O que fazer nas cidades-sede onde o Brasil irá jogar - Moscou

16.mar.2018

E começa o segundo tempo com mais dicas sobre as cidades-sede dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo da Rússia e agora vamos falar de...

Moscou (já aprende a falar: “Maskvá”)

Capital da Rússia, a cidade é um importante centro político, econômico e cultural da Europa, sendo servida por uma vasta rede de transportes, incluindo 4 aeroportos internacionais, 9 terminais ferroviários e uma das maiores malhas metroviárias do mundo.

Aliás, as estações de metrô possuem uma bela arquitetura. Vale a pena passar por elas prestando atenção aos detalhes que contam a história de cada uma. Várias delas são bem profundas, pois foram construídas para servirem de abrigos.

Moscou possui diversos ícones culturais e arquitetônicos, como o Kremlin (sede do governo russo), a Praça Vermelha, onde está a Catedral de São Basílio (aquela com os domos coloridos) e o Teatro Bolshoi, declarados Patrimônio Mundial da Humanidade. É nela que você verá todos os símbolos da força e imponência da era soviética: estrelas vermelhas, foices, machados e prédios ao estilo stalinista (classicismo soviético).

Além disso, a cidade conta agora com dois modernos estádios que serão utilizados durante a Copa do Mundo. Isso mesmo, serão dois locais de partidas na cidade. O maior deles, o Estádio Lujniki, sediará a partida de abertura do torneio e a Arena Otkrytie será o local da terceiro jogo da seleção brasileira, contra a Sérvia, no dia 27 de junho.

Praça Vermelha

Começamos por aqui, o principal cartão postal de Moscou e da Rússia! Pode-se dizer que este é o coração de Moscou e que ao redor dela estão vários monumentos e edifícios históricos como a Catedral de São Basílio, a murada do Kremlin e o Shopping Center Gum.

Se você entrar na praça pelo Portão da Ressurreição (do lado oposto ao do Rio Moscou), terá a imagem clássica desses edifícios.

A praça é gigante, cerca de 400m de comprimento por 150m de largura e laá você estará no local dos famosos desfiles militares da URSS.

Mausoléu de Lênin

Localizado na Praça Vermelha, esta pirâmide de granito vermelho e preto abriga o corpo embalsamado do líder da Revolução Russa de 1918, que morreu em 1924.

O corpo do líder bolchevista está exposto atrás de um redoma de vidro e vigiado por soldados armados. A visita é rápida, já que os turistas são orientados por funcionários a não pararem. Mas não se preocupe, há tempo para ver Vladimir Lênin ali parado...chega até a ser um pouco bizarro!

Ao sair do Mausoléu, bem ao lado do muro do Kremlin, é possível ver os túmulos de outros líderes soviéticos, como Josef Stálin e Leonid Brejnev.

O local fica aberto ao público, com entrada GRATUITA, de Terça à Quinta e finais de semana, das 10h às 13h (sujeito a alteração).

Catedral de São Basílio

Essa igreja em estilo original russo na verdade é formada por 10 pequenas igrejas. Foi construída a mando do Czar Ivã, o Terrível, e é considerada por muito a igreja mais bonita do mundo.

Durante todo o dia, é possível escutar cantos religiosos dentro da igreja, sem instrumentos, apenas a voz dos cantores.

A igreja não possui aquela nave central gigantesca que costumamos ver nas igrejas católicas ocidentais, mas possui uma riqueza de detalhes e decoração simplesmente impressionante.

Kremlin

Kremlin em russo quer dizer “Fortaleza” e cada cidade do país possui seu próprio Kremlin. O de Moscou abriga a sede do governo russo desde a idade média (com exceção do período em que a capital foi transferida para São Peterburgo), ou seja, ali trabalha o Presidente Vladimir Putin.

Mesmo sendo sede do governo, o Kremlin pode ser visitado por turista, pelo menos metade dele. E mesmo a metade já é suficiente para a visitar tomar o dia inteiro, ou metade dele se você é daqueles que dão uma olhada rápida e pronto!

O primeiro local a ser visitado são os Jardins de Alexandre, batizados em homenagem ao Tsar Alexandre I, restaurador da cidade após as Guerras Napoleônicas.

Eles estão localizados do lado de fora do Kremlin, à oeste das muralhas, e é ali onde você compra as entradas.

Também nos Jardins de Alexandre está o Túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos soldados que deram a vida durante a Segunda Guerra Mundial. De hora em hora há troca da guarda.

Após passar pela revista e entrar no Kremlin, pela Torre da Trindade, o primeiro edifício que você vê, do lado direito, é o Palácio Estatal, que não pode ser visitado, mas chama a atenção por sua arquitetura de concreto e quadrada. Hoje funciona como um teatro para apresentações artísticas.

Bem em frente ao Palácio Estatal está o Arsenal, edifício que já abrigou armas e munições, mas hoje é a sede da Guarda do Kremlin. Apesar de também não poder ser visitado, é legal de ver os cerca de 700 canhões enfileirados ao longo de sua fachada, alguns capturados das tropas napoleônicas.

O próximo edifício (que agora pode ser visitado, finalmente!) é o Palácio do Patriarca, que abriga a Igreja dos 12 Apóstolos e o Museu da Vida e das Artes.

Bem próximo ao Palácio, estão expostos o Tsar Pushka, considerado o maior canhão do mundo, com 18 toneladas, 5,34 metros de comprimento e calibre de 890mm, e o Tsar Kolokol, considerado o maior sino do mundo, com mais de 202 tonelada, 6,14m de altura e 6,6m de diâmetro.

Bem em frente, na Praça das Catedrais, estão a maioria dos edifícios que podem ser visitados, como o Campanário de Ivã, o Grande, o Jardim Secreto, logo atrás do Campanário, a Catedral da Assunção, uma das mais importantes de Moscou, a Catedral da Anunciação, a única projetada por arquitetos russos no Kremlin, a Catedral do Arcanjo, que abriga os túmulos de diversos Tsares, a Igreja da Deposição das Veste, de uso particular do Tzar.

Outro ponto imperdível é o Arsenal do Estado, edifício que abriga todos os tesouros acumulados pelos Tzares russos ao longo dos séculos. São cerca de 4.000 itens entre joias, coroas, armas, armaduras, vestimentas e carruagens.

Por fim, ao longo dos 2,5km de muralhas, há diversas torres de vigia, cada uma com uma característica diferente. As mais conhecidas são: a Torre do Salvador, antiga entrada principal na época do Império Russo, a Torre da Trindade, a maior de todas e por onde Napoleão passou quando invadiu Moscou, e Torre Borovitskaya, por onde o atual presidente entra e sai do Kremlin.

Shopping Gum

Para quem não perde uma oportunidade de fazer compras, o Gum é o mais famosos e luxuoso shopping de Moscou, localizado em um dos lados da Praça Vermelha.

O edifício, construído no século 19, possui um teto de vidro que deixa a luz natural entrar e dar uma ar ainda mais aconchegante aos visitantes.

Teatro Bolshoi

O Ballet é para os russos o que o futebol é para o Brasil, ou seja, uma paixão nacional. E não é para menos, pois um dos maiores compositores da história foi Piotr Ilitch Tchaikovsky, autor dos balés O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra Nozes.

Ir à Rússia e não conhecer o Teatro Bolshoi é quase uma obrigação e se você puder assistir a uma apresentação, melhor ainda.

O edifício que abriga o teatro foi construído em 1856 e passou por uma reforma em 2011.

Assistir a uma apresentação não é nada fácil, já que os ingressos, que começam a serem vendidos 3 meses antes, esgotam-se rapidamente.

Bunker 42

Este foi o bunker ficava à disposição do Ditador Soviético Stálin para que fosse usado em caso de guerra ou bombardeio. Mas só foi usado uma vez durante a Crise dos Mísseis em Cuba.

Construído a 67 metros de profundidade, o bunker podia suportar bombardeios atômicos. Hoje funciona como um museus, com exposição de materiais militares e objetos da Guerra Fria.

Catedral de Cristo, o Salvador

Esta é uma alternativa a quem quer conhecer uma igreja ortodoxa russa por dentro, mas não quer pagar, como é o caso da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha.

Localizada a cerca de 2km do Kremlin, essa igreja foi construída em 1997, em cima do local onde havia um templo cristão ortodoxo, erguido no século 19 para comemora a vitória da Rússia contra o exército de Napoleão.

Este templo foi destruído a mando do Ditador Joséf Stálin, mas a Catedral de hoje é um dos símbolos de Moscou, com mais de 100 metros de altura.

Parque Gorki

Esta ampla área verde é um dos parques mais bonitos e visitados por moradores e turistas.

Batizado em homenagem ao escritor russo Máximo Gorki (1868 – 1936), o local é ideal para uma pausa da agitada e “fria” Moscou, com áreas de meditação, prática de esportes, descanso e cafés para se sentar e apreciar belas vistas do Rio Moscou.

Art Muzeon

O Art Muzeon é uma exposição gratuita a céu aberto de diversas estátuas, bustos e monumentos, principalmente do período soviético. São centenas de esculturas que podem ser vistas gratuitamente

Todas essas obras de arte foram retiradas de diversos locais de Moscou e reunidas numa área bem arborizada próxima ao Parque Gorki.

Se visitar o local, aproveite para conhecer e apreciar a ponte Krymsky, uma enorme estrutura de aço suspenso que cruza o Rio Moscou.

VDNKh

Esse é outro lugar ideal para ser observar o que foi toda a força da era soviética. E também é gratuito.

Localizado ao norte de Moscou, nesse lugar são exibidas as conquistas da economia nacional e que abriga vários edifícios e monumentos imponentes erguidos na década de 30 e que representam as Repúblicas da extinta URSS.

Todas as construções ficam rodeadas de praças, alamedas, gramados, fontes, museus e até mesmo aeronaves e foguetes do auge da corrida espacial.

 

As imagens foram retiradas da internet, caso seja autor/proprietário e deseja que sejam retiradas, entre em contato através do email: contato@turistaholic.com.br

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com