Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Como é voar com a GOL para os EUA (Classe Econômica e Premium / Comfort). Review Completo!

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Como é voar com a GOL para os EUA (Classe Econômica e Premium / Comfort). Review Completo!

Como é voar com a GOL para os EUA (Classe Econômica e Premium / Comfort). Review Completo!

25.mai.2018

A Gol anunciou esse ano, 2018, a retomada dos voos para Miami e Orlando, mais precisamente a partir de novembro. As rotas foram encerradas em fevereiro de 2016.

As novidades são que agora eles irão operar com os novinhos em folha Boeing 737 MAX 8 e as escalas serão nos aeroportos de Brasília ou Fortaleza.

Mas para ajudar você, caro leitor, a decidir se vale a pena ou não ir aos EUA com a Gol Linhas Aéreas, vou contar como foi meu voo para Orlando, que fiz em 2015.

E ai você me pergunta: Ah, mas você foi em 2015, já faz muito tempo! Será que não é tudo diferente agora?

A resposta é: Não!!! Apesar dos voos serem nos novos Boeing 737 MAX 8, isso não fará muita diferença, pois em questão de conforto, eles devem manter o mesmo padrão dos Boeing 737-800 que a Gol usava para ir aos EUA antigamente.

A maior diferença já anunciada é que as novas poltronas serão em couro ecológico e não mais em tecido.

Em relação ao entretenimento de bordo, a Gol anunciou que haverá internet disponível, mas não se sabe até o momento se haverá telas individuais com filmes, jogos e músicas. Se fosse para apostar, diria que não vai ter nada!

Quanto à escala, também não há muita diferença, pois a menos que você saia diretamente de Brasília ou Fortaleza, terá que fazer conexão nessa cidades, da mesma forma que precisava fazer uma parada estratégica para abastecimento em Punta Cana, na República Dominicana.

Superada essas questões, vamos ao relato.

As passagens São Paulo - Miami - São Paulo foram compradas com milhas em uma ótima promoção da Smiles, 65 mil ambos os trechos, sendo que a ida foi em classe econômica e a volta na antiga Classe Comfort (hoje chamada Classe Premium).

VOO DE IDA – CLASSE ECONÔMICA

A classe econômica para voos internacionais da Gol é a mesma para voos nacionais, ou seja, configuração 3x3 com corredor único, até porque a aeronave utilizada era a mesma, o Boeing 737, variando apenas o número de lugares. O espaço entre as poltronas era o mesmo e a diferença era apenas quanto ao serviço de bordo, que em voos internacionais tinha refeições quentes incluídas na tarifa, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

No voo não havia nenhum tipo de entretenimento e os banheiros para a classe econômica restringiam-se aos do fundo da aeronave. O avião estava bem conservado e utilizava um sistema de iluminação mais adequado para longas viagens, deixando o ambiente interno mais agradável.

As refeições seguiram aquele padrão bem mais ou menos da maioria das companhias aéreas, não sendo nem um ponto positivo, nem negativo da viagem. Eram duas opções de pratos quentes, uma massa e uma carne.

A única vantagem nesse voo foi ser ele noturno, o que amenizava o desconforto das poltronas, que reclinavam muito pouco, e a falta de qualquer tipo de entretenimento.

As comissárias eram muito atenciosas, sempre atendendo prontamente e com educação as demandas dos passageiros.

Após cerca de 6 horas de voo, cheguei em Punta Cana e ai vem um outro grande problema, a exigência de sair do avião, passar pela inspeção de segurança e retornar para outro avião com destino a Orlando. 

Esse era um dos maiores problemas do voo da Gol, pois mesmo sem descer em Punta Cana ou precisar trocar de aeronave (sempre havia duas no momento, uma para Miami e outra para Orlando), era preciso fazer todo o procedimento.

Nessa hora já bateu aquele arrependimento de ter optado pela Gol, mesmo tendo pagado muito barato, mas vamos lá. 

A segunda parte do voo foi bem tranquila e você consegue curtir o visual do Caribe pela janela por mais 3 horas.

VOO DE VOLTA – CLASSE COMFORT

A viagem de volta ocorreu na Classe Comfort, que possuia os seguintes benefícios: 1) Acesso à sala Vip da Delta no Aeroporto de Miami, a Delta Sky Club; 2) Check-in e embarque prioritários; 3) Travamento da poltrona do meio em cada fileira; 4) Poltronas com maior  reclino (50% a mais que na econômica); 5) Maior espaço entre as poltronas (cerca de 10cm a mais); 6) Banheiros frontais da aeronave restritos aos ocupantes dessa classe.

Fora isso, tudo igual à classe econômica, como mesmo cardápio, mesmo conforto das poltronas e ausência de qualquer tipo de entretenimento.

Mas a verdade é que as milhas gastas a mais em relação à classe econômica compensaram bem. Viajar na Classe Comfort valeu muito a pena por dois motivos: 1) Acesso à sala vip em Miami, já que cheguei muito cedo no aeroporto; 2) Ter um pouco mais de conforto no voo de volta, principalmente por causa da poltrona do meio estar travada para o uso.

Além disso, o voo também foi noturno, o que amenizou um pouco o perrengue da viagem.

Mais uma vez aquela escala cansativa e chata em Punta Cana e depois mais  6 horas até Guarulhos. Um ponto negativo a mais nessa viagem foi que o avião não parou em um finger, mas em uma vaga remota do aeroporto. Pode até ter sido um azar meu, mas que foi péssimo ter que esperar um ônibus te levar até terminal depois de mais de 10 horas da viagem, foi!

Mas enfim a conclusão, caro leitor. Vale a pena ir para os EUA de Gol ou não?

Bom, toda a vantagem de viajar de Gol recairá sobre o preço das passagens, sejam elas pagas em dinheiro ou em milhas. 

Mesmo que os aviões sejam novos e até mesmo que possa haver entretenimento a bordo, a Gol mantém as mesmas desvantagens de 2015 (voos com escala e aeronaves menos confortáveis).

Considerando empresas que possuem bom atendimento e conforto como Delta, Latam, Azul e AA com voos diretos para os EUA, a Gol somente será vantajosa se o custo for bem inferior, mas tem que ser beeem inferior mesmo, pois se a diferença for pequena, valerá muito mais a pena pegar um voo direto para Miami ou Orlando, sendo que é possível, inclusive, utilizar as mesmas milhas Smiles com a parceira Delta.

Viajar na classe Comfort/Premium é vale bem a pena, pois ameniza bastante  o desconforto da viagem, mas segue a mesma regra, só compensa se sair barato para seu bolso, pois ela está anos luz de ser comparada com uma classe executiva.

Agora é esperar para ver como a Gol irá encarar a briga com a concorrência por essa rota que é uma das favoritas dos turistas brasileiros.

 

Vai viajar?

Então conte com a gente para ajudar no seu planejamento. Adquira já seu Roteiro Personalizado de Viagem Turistaholic. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato conosco através do email: contato@turistaholic.com.br

Além disso, faça sua reserva de hotel e aluguel de carro através de nosso links e aproveite descontos exclusivos!

 

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com