Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Portugal - 5 Dicas "Mão na Roda" para aproveitar a Terrinha

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Portugal - 5 Dicas

Portugal - 5 Dicas "Mão na Roda" para aproveitar a Terrinha

16.fev.2018

Uma cliente contratou recentemente um Roteiro Personalizado de Viagem do Turistaholic e durante as conversas pediu dicas sobre Portugal.

Mas não eram dicas sobre passeios em Portugal, mas sobre como aproveitar o país da melhor maneira possível.

Daí fiquei pensando nas coisas que eu mais gosto de fazer em Portugal e como isso impacta o meu passeio de uma forma mais positiva.

Depois de um tempo rememorando minhas idas a Portugal, cheguei a 5 dicas que considero fundamentais para poder aproveitar sua viagem. Nada de dicas de passeio aqui ou ali, mas dicas de como entender e viver Portugal.

1) Esqueça a dieta

Fazer dieta em Portugal é possível, não é essa a questão, mas você está em um lugar onde há inúmeros tipos de presuntos, salames, queijos e pães. Tudo muito diferente e mais barato que no Brasil, além de ter muito mais qualidade e sabor.

Além disso, são diversos tipos de doces, a maioria feita à base de ovos e amêndoas. O grande destaque é o Pastel de Belém que você encontra em qualquer lugar (com o nome de Pastel de Nata), mas se estiver em Lisboa, não deixe de experimentar os da fábrica original, localizada no bairro de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerônimos.

Falo com absoluta tranquilidade, aproveitar essas pequenas coisas é uma parte incrível em qualquer passeio a Portugal. Se tem uma coisa que eu adoro é comprar diversos tipos de pães, queijos, frios, uma garrafa de vinho e fazer disso minha refeição.

Acho até que sobreviveria por um longo tempo apenas com esse “kit”.

Mas se você quer fugir de pães, embutidos e doces, então consuma sem preocupações todas as frutas produzidas em Portugal. Veja bem, não é qualquer fruta, dê preferência àquelas nativas como ameixas, nectarinas, pêssegos, maças, peras, cerejas e por ai vai. Pode confiar, além da aparência delas ser maravilhosa, elas também são extremamente saborosas.

Por fim, ainda nesse quesito, se você está em Portugal, dê preferência à carne de peixes e porco, pois são as especialidades por lá. Deixe a carne de vaca para quando voltar ao Brasil, você não vai morrer se ficar sem ela um tempinho.

2) Beba vinho sem Moderação!

Calma lá, preciso fazer uma ressalva antes: se beber, não dirija, nunca!!!

Mas se não for dirigir, então aproveite e beba sem dó. São diversos produtores de vinhos em Portugal, sendo que os mais conhecidos são os do Douro e os Alentejanos.

Há sucos, refrigerantes e cervejas que podem chamar sua atenção, mas o vinho é uma entidade sagrada para os portugueses e por isso ele está sempre presente durante as refeições.

E o melhor, o vinho é muito barato, às vezes chega a ser mais vantajoso do que pedir uma garrafa de água.

Por isso, aproveite para experimentar vinhos da casa (sempre os mais baratos), vinhos tintos, brancos ou verdes sempre que for possível.

3) Entenda o português – Parte 1

O primeiro português que é preciso compreender bem é a pessoa, o autóctone de Portugal.

Entender o cidadão português é algo que considero importante para saber como interagir e como evitar problemas.

O brasileiro é conhecido por ser um povo feliz, animado, descontraído e às vezes, malandro. Todo esse extravasamento de emoções faz com que seja esse o parâmetro com o qual também medimos e rotulamos pessoas de outros países.

Por isso, às vezes, achamos que fulanos de tal país são muito fechados, ciclanos de outro país são muito rabugentos e beltranos daquele outro são muito mal educados.

Para mim, o português não é nada disso, mas também não é um brasileiro e essa óbvia constatação, se pensada por nós turistas, já evitaria muitos desentendimentos ou rotulagens precipitadas.

Assim, estabeleci duas regras de comportamento que dou como dica para quem vai a Portugal, mas que serve para outros países também.

Em primeiro lugar, evite ironia ou sarcasmo. Na minha experiência, em situações normais do dia-a-dia, evitar fazer brincadeiras ou fazer comentários irônicos é sempre a melhor opção e evita constrangimentos. Não sei por que, mas eles tendem a levar muita coisa ao pé da letra e não acatam nossas brincadeiras com a mesma descontração.

Em segundo lugar, nada de malandragem, ressaltando que a malandragem a que me refiro é o tal do “jeitinho brasileiro”. Estamos acostumados e contornar situações desfavoráveis com métodos não convencionais. Por lá, o pessoal é mais sério, principalmente os mais velhos, e por isso evitar usar de malandragem para “ganhar uma situação” vai evitar que você passe por uma saia justa ainda maior. Há muitos brasileiros vivendo em Portugal e, infelizmente, alguns poucos estão por lá para viver como viviam aqui no Brasil, ganhando as coisas de maneira desonesta ou levando vantagem às custas dos outros, e isso criou um clima maior de preconceito de alguns portugueses em relação aos brasileiros. Assim, evitando ser malandro para cima do português, além de ser o correto a se fazer, também ajuda a melhorar nossa imagem no estrangeiro.

Fazendo isso, tenho certeza que muitos problemas comuns entre brasileiros e portugueses podem ser evitados.

4) Entenda o português – Parte 2

Agora sim, a questão aqui é entender o idioma português como é falado em Portugal. Claro que não é preciso saber tudo, todas as palavras que tem um significado aqui e outro lá, mas saber algumas faz com que qualquer conversa tenha o sentindo que se quer dar, e não o interpretado pelo interlocutor.

Só para citar alguns exemplos, que são inúmeros, chamar um português de “moço” não vai pegar muito bem, assim como chamar uma brasileira de “rapariga”. Bicha por lá nada mais é do que uma gíria para fila. Oferecer uma cueca para uma mulher ou uma camisola para um homem não é motivo para se ofender, pois trata-se de uma calcinha e uma camiseta, respectivamente.

E por aí vai....

Portanto, conheça melhor o idioma português para não rir ou passar raiva a toa.

Apenas pense, se você ouvisse as palavras pica (injeção), cacete (pãozinho francês), canalha (grupo de crianças), puto (adolescente) ou punheta (prato típico português feito com bacalhau desfiado), sem saber o que elas significam, qual seria sua reação?

5) Aproveite e absorva toda a cultura portuguesa

Essa é a principal dica e vale para qualquer país que você for visitar, mas a diferença é que, além de Portugal ser um país riquíssimo, culturalmente falando, é também pequeno, ou seja, mesmo em pouco tempo, você consegue conhecer muita coisa.

E mais, com a mesma língua, tudo é mais fácil de se entender e de ser resolver.

Então não tem porque ter pressa e fazer tudo correndo. Portugal não é EUA, a vida não é para ser vivida na correria, então curta, observe, aprecie, compreenda a cultura portuguesa.

Há castelos, igrejas, mosteiros, museus, ruínas romanas e isso só para falar das atrações turísticas, pois andar pelas ruas da maioria das cidades portuguesas já é algo que merece sua atenção, principalmente se você passar pelas ruelas do Porto, Coimbra ou Lisboa. A riqueza de detalhes da arquitetura portuguesa é impressionante e ver como é o dia-a-dia dos moradores é muito interessante.

Não haja como um turista qualquer que vai à Torre de Belém, tira uma foto na frente e vai embora. Entenda o que ela foi e o que representa hoje. Descubra os detalhes dela e os segredos escondidos em sua fachada.

 Portanto, não apenas visite, mas viva intensamente Portugal, que é um país belíssimo.

 

E para aproveitar ainda mais Portugal, não deixe de conferir e contratar nosso Roteiro Personalizado de Viagens.

Basta acessar www.turistaholic.com.br ou entrar em contato através do email contato@turistaholic.com.br.

Sua viagem planejada do seu jeito!

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com