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Como é voar com a TAP Portugal (na classe econômica). Review Completo!

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Como é voar com a TAP Portugal (na classe econômica). Review Completo!

Como é voar com a TAP Portugal (na classe econômica). Review Completo!

30.ago.2017

Recentemente estive em Portugal e escolhi a empresa aérea TAP para fazer a viagem pela comodidade de ter um voo direto entre São Paulo e o meu destino, a cidade do Porto. Viagem realizada, segue a avaliação.

A TAP acaba sendo, normalmente, a escolha mais óbvia para quem deseja conhecer a “Terrinha”, não apenas por possuir voos diretos para Porto e Lisboa, mas também pela facilidade do idioma e por ter saídas de diversas cidades brasileiras.

Quanto ao preço, acredito que este não é dos maiores atrativos, principalmente se o seu destino final é Portugal. A empresa acaba tendo preços mais atrativos quando o destino é outra cidade europeia e Portugal acaba virando apenas uma conexão ou um stopover.

Com passagens compradas (por R$ 3.200,98), fiz o voo de ida em 09 de agosto de 2017.

Resolvi fazer o check-in online através do aplicativo da cia, que é muito fácil de usar.

Aqui vale uma dica valiosa: Feito o check-in, você pode alterá-lo até uma hora antes do voo, ou seja, você pode trocar seu assento pelo aplicativo! E por que isso é bom? Isso é bom porque é possível ver quais lugares ainda estão disponíveis e quais você pode viajar sem ninguém ao lado para ter mais espaço. E mais, a Tap cobra pelos assentos localizados nas primeiras fileiras da classe econômica, não porque tem mais espaço, mas apenas porque estão localizados mais próximos à saída. Acontece que pouco antes de finalizar o check-in, esses lugares são liberados para escolha sem qualquer forma de pagamento. Então, fica a dica!

EMBARQUE – 09/08/17

Voltando ao voo, a partida estava programada para às 20:50 e o embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos começou às 20h. Apesar de ter transcorrido sem maiores problemas, creio que a TAP poderia ter organizado as filas de uma maneira mais eficiente, pois chamaram de uma só vez os passageiros da executiva, cadeirantes, prioridades e primeiro grupo de embarque, ou seja, até embarcarem os cadeirantes e prioridades (grupo muito grande), os demais passageiros tiveram que esperar por cerca de 25min em pé e desnecessariamente.

Após o embarque, o voo não estava lotado, então foi possível ficar sozinho em dois lugares (janela e corredor) de uma das fileiras da lateral.

VOO

O avião era um Airbus A330-200, modelo novo com poltronas bem conservadas e bom espaço para as pernas, com configuração 2-4-2.

O entretenimento era moderno com tela touchscreen e sistema on demand, com diversos filmes, séries, desenhos e shows para escolher em diversos idiomas.

Os comissários de bordo foram muito educados e atenciosos. Preciso até elogiar bastante os tripulantes e a TAP, pois na outras viagens que fiz com a cia, eles geralmente eram bem mais velhos e rabugentos. Mas dessa vez, todos eram mais jovens e prestativos.

Cerca de 1h após a decolagem, foi servido o jantar, com opção de carne de vaca ou peixe. Optei pelo segundo e não me arrependi.

Claro que as refeições da classe econômica atendem a um determinado padrão e não se pode esperar muita coisa, mas de uma maneira geral estava tudo muito bom. E um ponto positivo para mim, é que os talheres que a TAP fornece na econômica são de metal.

A refeição consistia em salada de tomate e alface, carne de porco frita em cubinhos, peixe com cenoura, abobrinha e arroz, e de sobremesa um pudim de leite condensado (que estava realmente muito bom!). Ponto negativo para o pão que estava frio, duro e seco.

De bebidas, havia opção de água, sucos de laranja e pêssego, refrigerantes, cerveja, vinho tinto e branco (sendo que as bebidas alcoólicas eram limitadas, conforme aviso prévio dos comissários).

Cerca de uma 1h30min antes do pouso, foi servido o “pequeno almoço”, com dois tipos de pão e frios e uma porção de melão e kiwi. Ponto negativo novamente para os pães que estavam mais frios, duros e secos do que no jantar.

DESEMBARQUE

Cheguei no Porto às 10:50, mas ai o voo que estava correndo bem começou a desandar.

Como estava sentado numa das primeiras poltronas, desembarquei rápido, passei pela imigração mais rápido ainda e cheguei na esteira para pegar minhas malas.

O problema é que as malas não chegavam de jeito nenhum. E não eram só as minhas, as malas de vários passageiros não chegavam, sendo que vários deles era pessoas idosas. Nenhum funcionário da empresa prestou qualquer ajuda ou informação.

Assim, já pensando no pior, as minhas malas chegaram mais de 1h30min após o desembarque. No monitor de controle, outro voo já estava, inclusive, anunciado. Ponto muito negativo da TAP e da desorganização do aeroporto.

RETORNO – EMBARQUE – 23/08/17

Ao contrário do voo de ida, que foi bom e confortável, o da volta não merece os mesmos elogios.

Um dia antes do voo, fiz o check-in pelo aplicativo novamente, mas chegando ao aeroporto não havia fila própria para quem fez o check-in antecipado (bag drop) e a funcionária da cia colocava todos em uma única fila. Ponto negativo para a empresa pela falta de organização e eficiência.

VOO

O voo sai 15min atrasados, as 11:45, mas até ai tudo bem, o problema é que o avião, o mesmo Airbus A330-200, era bem mais velho e longe de poder dizer que estava relativamente bem conservado!

A minha poltrona estava bem gasta, com um aspecto muito ruim, e o espaço para esticar as pernas era reduzido e estreito em razão da posição do colete salva-vidas.

Além disso, o entretenimento não era no sistema on demand, mas com canais com programação pré-definida e em looping, ou seja, você precisava esperar acabar algum filme que você não quer ver para assistir algum filme de seu interesse. A tela era muito pequena e com péssima definição.

Os filmes e séries também eram apenas em inglês e em espanhol (sim, numa companhia portuguesa tinha dublagem apenas em espanhol) com legendas em português.

O pior de tudo é que esse voo de volta para o Brasil dura o dia inteiro o que causa um desgaste ainda maior. Com menos conforto e entretenimento de péssima qualidade, a viagem se torna muito mais penosa.

Com a concorrência existente hoje no mercado e a tecnologia disponível, não é aceitável companhias grandes como a TAP oferecer ao mercado brasileiro (seu principal mercado estrangeiro) aeronaves neste estado de conservação e com esse antigo sistema de entretenimento.

Cerca de 2h após a decolagem, foi servido o almoço com opções de carne de vaca arroz com frango. Escolhi a segunda opção, que estava simples, mas gostosa. A refeição era acompanhada de massa fria com salada e mousse de chocolate como sobremesa.

Antes do pouso, foi servido um lanche simples de pão e presunto, fatias de abacaxi e um bolinho de baunilha.

 

Novamente a tripulação foi bem cordial e atenciosa durante todo o voo.

DESEMBARQUE

O voo chegou adiantado, às 17:30, e o desembarque foi rápido com as malas já rodando na esteira quando passei pela imigração.

CONCLUSÃO

Já viajei pela TAP inúmeras vezes e fico satisfeito pela tripulação ter se tornado bem mais educada do que eu me lembrava.

Estava pronto para dar uma boa avaliação após o voo de ida, mas considerando o atraso excessivo na devolução das bagagens no Porto e a má conservação e qualidade do avião do voo de volta, isso não será possível.

A TAP ainda é uma boa opção para quem quer ir direto e apenas para Portugal, mas se você não vê problemas em fazer conexão em outros países ou até mesmo uma parada neles, acredito que há opções melhores e até mais baratas, como a KLM e Air France.

***Atualização de 01 de setembro de 2017***

A TAP Portugal anunciou neste data o início da cobrança de bagagens despachadas. Para compras de passagens a partir de 01/08/17, as regras são as seguintes:

Tarifa Discount: sem franquia. Cobrança de EUR 45,00 (aproximadamente R$ 170,00) por uma mala, para compra antecipada. No balcão de check-in, a tarifa sobe para EUR 80,00 (aproximadamente R$ 300,00).

Tarifa Basic: uma mala de até 23 kg.

Tarifa Classic: duas malas de até 23 kg.

Tarifa Plus: três malas de até 23 kg.

Portanto, com essas novas regras, creio que a TAP deixou de ser uma boa opção, até mesmo para aqueles passageiros que priorizam seus voos diretos do Brasil para Portugal.

Agora é torcer para que outras cias aéreas não sigam esse péssimo exemplo!

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