Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Dicas e tudo o que você precisa saber para fazer um cruzeiro com crianças

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Dicas e tudo o que você precisa saber para fazer um cruzeiro com crianças

Dicas e tudo o que você precisa saber para fazer um cruzeiro com crianças

26.out.2018

Tem quem ama e tem quem odeia fazer cruzeiros, mas mesmo para quem ama, uma questão sempre gera dúvidas: fazer ou não uma viagem dessas com crianças.

Se você tem filhos e quer saber se dá certo fazer um cruzeiro com crianças, esse post veio para te ajudar a resolver esse problema.

A maior dúvida é sobre viajar com crianças pequenas ou bebês, por isso esse post é voltado para quem tem filhos de 0 a 3 anos e quer embarcar num navio nas próximas férias.

Viajar com crianças dessa idade já costuma ser um desafio e demanda uma boa preparação, mas viajar em um cruzeiro gera ainda mais dúvidas e não é para menos. Por mais que os navios modernos sejam ótimos meios de transporte e diversão, não há como negar que você estará em um lugar em grande parte fechado, com milhares de pessoas dividindo o mesmo ambiente e gente de tudo quanto é lugar do mundo, com diferentes hábitos e os mais variados níveis de higiene.

Mas antes de se desesperar e já cancelar sua viagem, saiba que a questão de higiene e limpeza nos navios das grandes empresas é levada muito a sério. Há lavatórios e dispensers de álcool gel espalhados em todos os lugares e ao menor sinal de problemas com viroses, todos os cuidados com limpeza são redobrados. 

Mas vamos lá, a primeira dúvida que você tem e que deve ser resolvida é quanto à idade mínima para crianças embarcarem em cruzeiros.

A idade mínima varia de cia para cia, considerando locais visitados e duração. Destacamos as regras das principais empresas procuradas pelos brasileiros.

Carnival: 6 meses ou 12 meses para cruzeiros para o Havaí, América do Sul e transatlânticos.

Celebrity Cruizes: 6 meses ou 12 meses para cruzeiros no Havaí, América do Sul, transatlânticos e transpacíficos ou com mais de 3 dias consecutivos em alto mar.

Costa Cruises: 6 meses ou 12 meses para transatlânticos, cruzeiros de volta ao mundo ou cruzeiros com mais de 15 dias de duração.

A Costa não permite a reserva de cabines internas para passageiros acompanhados de crianças com menos de 2 anos. É preciso reservar cabine externa ou acima e ela não pode ser do tipo “garantida”.

Disney Cruise Line: 6 meses ou 12 meses para cruzeiros transatlânticos, transpacíficos e pelo Canal do Panamá.

MSC: Não existe idade mínima

Norwegian: 6 meses ou 12 meses para cruzeiros com mais de três dias consecutivos em alto mar.

Pullmantur: 6 meses

Royal Caribbean: 6 meses ou 12 meses para cruzeiros transatlânticos, transpacíficos, Havaí, alguns destinos específicos na América do Sul ou para viagens com mais de 3 dias consecutivos em alto mar.

Em todos os casos, a idade mínima tem que ser comprovada no dia do primeiro embarque no cruzeiro.

Porém, ainda que a idade mínima seja bem baixa, uma questão é bem importante para ser levada em consideração: mesmo a maioria dos cruzeiros tendo um médico a bordo e instalações para pequenos procedimentos, os profissionais dessa área não costumam ser lá dos melhores e a comunicação não costuma ser muito fácil.

Assim, se esses médicos já não são bons para atendimentos mais complexos em adultos, imagine problemas de saúde com crianças pequenas, que possuem doenças próprias e específicas da idade!

Pensando nisso, diversos pediatras recomendam que esse tipo de viagem seja feita com crianças com pelo menos 3 anos completos.

De qualquer forma, o mais importante é conversar com o seu pediatra para saber se é o momento ideal para o seu filho embarcar em um cruzeiro.

Mas se você já decidiu por viajar com seu filho, aqui vão algumas dicas para tornar a sua viagem mais tranquila:

1) Se o pediatra liberou a viagem, peça a ela uma lista e receita de todos os medicamentos que podem ser necessários durante a viagem (enjoo, dor de barriga, dor de ouvido, alergia, etc). Faça uma lista e leve uma bolsa de medicamentos completa.

2) No momento da reserva do cruzeiro, informe à companhia que precisará de um berço no quarto (geralmente elas não permitem que você leve o seu).

3) Organize bem a mala do seu bebê. Não se esqueça de levar roupas leves e de banho para os dias de piscina, mas também casacos e roupas mais quentes para andar pelas áreas internas do navio, pois o ar condicionado central costuma ser bem forte e a temperatura bem mais baixa.

4) Além disso, não se esqueça de cremes hidratante, repelentes, e bastante protetor solar.

5) Caso sua família seja grande, opte pelas cabines maiores com dois banheiros ou, então, pelas cabines interligadas que permitem aos hóspedes circular livremente entre elas sem passar pelo corredor.

6) Assim que embarcar no navio, faça o registro dos seus filhos nos programas de entretenimento infantis. Assim, você será informado sobre todas as medidas de segurança, das atrações e regras de funcionamento.

Celebrity Cruises

Nos navios da Celebrity, os programas para crianças são divididos por faixa etária e supervisionados por membros da tripulação qualificados.

Toddler Time: menos de 3 anos de idade

Ship Mates: entre 3 e 5 anos

Celebrity Cadets: entre 6 e 8 anos

Ensigns: entre 9 e 11 anos

Admiral Teens: entre 12 e 17 anos

No Toddler Time, pais e crianças participam de atividades próprias para a idade, com brinquedos interativos da LeapFrog. 

Para as outras faixas etárias, há opções de artesanato, atividades musicais, karaokê, caça ao tesouro, festas temáticas, cinema e brinquedos interativos da LeapFrog na Fun Factory, um lugar exclusivo para os pequenos hóspedes, aberto todos os dias das 09:00 às 00:00.

Para atividades com crianças acima de 3 anos, é exigido que elas já estejam desfraldadas.

Outros pontos importantes para serem destacados na companhia:

  1. A Celebrity equipou todos os navios com mesas para trocar fraldas, lavatórios e toalhas umedecidas.
  1. A companhia fechou uma parceria com a Nerdel Company, empresa criada por uma equipe de médicos, nutricionistas, chefs e especialistas em boa forma para lidar com questões envolvendo obesidade infantil, fome, preparação física e saúde. Nerdel é um alienígena do planeta Zendel que diverte os pequenos com atividades musicais, leituras de livros e participando de outros eventos com o intuito de passar para as crianças o conhecimento sobre bons hábitos nutricionais.
  1. Para os pais de crianças portadoras de necessidades especiais, a Celebrity dispõe de pagers para uso a bordo em casos de emergência.
  1. Serviços de Babá: o serviço é prestado na Fun Factory por uma taxa de U$ 6,00 por hora, para crianças de 3 a 11 anos. Por U$ 19,00 por hora, uma mesma família pode deixar até 3 crianças com uma babá particular. A criança deve ter no mínimo 1 ano de idade e a solicitação deve ser feita com 24h de antecedência.

Fonte: http://www.celebritycruises.com.br/experiencia-abordo/programa-jovens

Costa Cruises

Diversos navios da companhia possuem uma área denominada Squok Club e uma piscina especial para bebês.

Os Squok Clubs são áreas amplas e bem equipadas, com decoração voltada ao público infantil e repleta de jogos, como caça ao tesouro, torneios esportivos, dança, karaokê e festas temáticas. Eles ficam abertos todos os dias, das 09:00 até às 00:00 e o acesso é gratuito, bastando cadastrar a criança ao embarcar.

O Costa Fascinosa e Costa Favolosa possuem 2 decks com parques aquáticos ao ar livre com jogos de água, um navio pirata e um castelo. Já no Costa Diadema, essa área é dividida em 3 decks.

Além disso, os navios da Costa oferecem atividades com a porquinha mais famosa do mundo entre as crianças (e os pais dela também!), a Peppa Pig. É possível encontrá-la no dia do embarque, recebendo os pequenos, e passar um dia inteiro com ela em atividades como desenhos para colorir, puzzls, caças ao tesouro e atividades artísticas.

Essas atividades são destinadas para crianças de 3 a 11 anos.

Fonte: https://www.costacruzeiros.com/br/cruzeiros-para-criancas.html

Disney Cruise Line

Este é o cruzeiro dos sonhos para qualquer criança, pois além de poder navegar com os famosos personagens da Disney, há também cruzeiros temáticos com os personagens da Marvel e de Star Wars.

Além dos character meetings, a Disney faz questão de criar um ambiente de diversão para todos os passageiros mirins com shows ao vivo, festas nos clubes e nas piscinas.

Diversas atividades são direcionadas apenas para o público jovem no Disney’s Oceaneer Club, com conto de histórias infantis, uso de fantasias, jogos, playgrounds.

Crianças que curtem água podem aproveitar o Nemo’s Reef, Nephews’ Splash Zone e Mickey’s Splash Zone, com piscinas rasas, fontes e canhões de água.

Os navios da Disney contam com um berçário chamado “It’s a Small World” para bebês de 6 meses a 3 anos. É necessário fazer reserva antecipada devido às vagas limitadas e custos são aplicados (U$ 4,50 por cada período de 30min).

Fonte: https://disneycruise.disney.go.com/featured/little-ones/

MSC Cruises

Desde 2017, crianças menores de 12 anos viajam gratuitamente na mesma cabina dos pais (cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe, Antilhas (Caribe Sul), sul da África, Abu Dhab, Dubai e Omã.

A MSC oferece nos portos de embarque o Kids Corner, onde braceletes de segurança são oferecidos gratuitamente e beepers ou fones DECT podem ser alugadas por uma pequena tarifa para que pais e filhos possam ficar em contato o tempo todo.

Os navios da MSC oferecem parques aquáticos, piscinas infantis, e instalações com jogos e vídeo games, além de atividades como “Fun Time Dinner”, “Happy Dinners” e “Kids Around the Clock”, nas quais as crianças ficam livres para curtir e explorar o navio, da maneira segura e divertida.

Para bebês e crianças pequenas, a MSC alguns serviços específicos:

O MSC Babycare e o MSC Baby Time, um mini clube onde os pais podem deixar seus filhos aos cuidados de uma equipe qualificada, com brinquedos modernos, divertidos e educativos da marca Chicco . O serviço é exclusivo para crianças entre 1 e 3 anos de idade (incompletos) e é preciso fazer uma reserva antecipada.

O Babycare funciona das 13h e 14h e das 18h e 19h, somente nos dias de navegação.

Já o Baby Time funciona das 8h às 10h, das 16h às 18h e das 20h às 21h, em dias no porto, e das 8h às 10h e das 20h às 21h, nos dias de mar.

A MSC também oferece serviço de lavanderia exclusivo para roupas infantis (de 0 a 6 anos), com lavagem em máquinas e sabão em pó especiais.

Para crianças maiores, entre 3 e 11 anos, a MSC oferece o DOREMILAND, dois clubes com instalações temáticas e atividades de arte, artesanato, atividades e jogos em grupo, esportes, vídeo games e aulas de dança.

Fonte: https://www.msccruzeiros.com.br/pt-br/Descubra-MSC/Cruzeiros-Familia.aspx

Royal Caribbean

A Royal possui os programas Adventure Ocean e DreamWorks Experience com jogos, eventos e atividades voltados apenas crianças, com uma equipe treinada e certificada para garantir a segurança dos mini hóspedes. Isso garante que os pais possam aproveitar o cruzeiro sem preocupação com os filhos.

O programa divide as atividades de acordo com a faixa etária. Para crianças entre 3 e 5 anos, tem a opção do Aquanauts; entre 6 e 8 anos, o Explorers; já entre 9 e 11 anos, o Voyagers.

O programa Royal Babies, para crianças de 6 a 18 meses, oferece aulas interativas e atividades  desenvolvidas por especialistas da primeira infância.

O programa Royal Tots, para crianças de 18 a 36 meses, oferece sessões interativas de 45 minutos em sala de recreação, com atividades e brinquedos para a idade.

Nestas duas atividades, um dos pais deve acompanhar os filhos durante todas as atividades.

Estes serviços não estão disponíveis nos navios Empress, Majesty, Jewel, Adventure, Explorer e Voyager of the Seas.

Em alguns navios da frota, há o programa Sitter at Sea, que oferece serviços de babá para pais com crianças maiores de 12 meses. Também é possível contratar o serviço de berçário, com profissionais capacitados em cuidados infantis. Ambos os serviços são pagos a parte.

Também existe o serviço online Baby to Go que permite aos pais comprarem pacotes de fraldas, lenços, cremes e alimentos infantis que serão entregues diretamente na cabine.

Fonte: https://www.royalcaribbean.com.br

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com