13 Dicas “Mão na Roda” para se dar bem na Grécia
27.set.2017
A Grécia é um dos países mais incríveis que já visitei. Em poucos lugares no mundo você consegue encontrar uma história tão rica e ainda presente nas ruínas e museus, praias de tirar o fôlego, gastronomia excelente e pessoas amigáveis, além de preços mais convidativos (em relação ao padrão Europa).
Se você está considerando algum cantinho desse mundão para visitar e não conhece ainda a Grécia, não tenha dúvidas, esse é “o” lugar que você precisa conhecer.
E para ajudar no planejamento, relacionei algumas dicas do que fazer e onde ir, sendo que algumas delas são bem especiais, que você não encontra em qualquer lugar.
1) Atenas: comer o trio de comidas gregas: Salada Grega (com queijo feta), Gyros e Iogurte com Mel. Mas a dica de onde comer é que importa e o restaurante Koskimon, nas Rua Adrinaou, 119, é excelente!
2) Atenas: o melhor bairro para fazer compras em Atenas é o Monastiraki e para comer, o Plaka, ambos localizados aos pés da Acrópole. Se for antes de julho ou depois de agosto, você consegue ótimos descontos.
3) Atenas: chegue cedo à Acrópole, no horário de abertura (8:00, exceto segunda, às 11:00), assim você evita uma multidão no local, consegue tirar boas fotos do Parthenon sem ninguém na frente e evita um sol escaldante na cabeça. Acredite, dá certo e vale a pena!
4) Atenas: conheça o Mercado Central da cidade, também conhecido como Kentikri Agora, que fica na Rua Athinas, a cerca de 10min da Estação Monastiraki ou da Estação Omonia. Localizado em um edifício neoclássico, lá estão reunidos cerca de 150 peixarias, 100 açougues e 80 barracas de fruta e verduras, além da venda de queijos, azeitonas, castanhas e ouzo.
5) Mykonos: aproveite sua ida a Mykonos para visitar a ilha de Delos, pegando um barco no porto principal da ilha. A maior dica é: faça a trilha pelas ruínas em sentido contrário do indicado para evitar a multidão de turistas.
6) Mykonos: experimente os sorvetes da I Scream (rua Xenias, 20, Fabrika, Chora), feitos apenas com os mais puros ingredientes.
7) Mykonos: existe uma praia na região norte da ilha chamada Agios Sostis. Ela é bem tranquila e familiar, apesar de não ter muita infraestrutura. Mas a dica dali é o pequeno restaurante Kiki’s. A comida é excelente! Ele fica do lado esquerdo de quem está descendo para a praia e a chaminé ajuda na identificação. Chegue cedo, pois ele abre às 13h e enche logo.
8) Mykonos: das praias na região sul, a dica é a Psarou. Além do visual espetacular e da água transparente, há ali ótimos restaurantes. Quanto mais à esquerda da praia, mais baratas as coisas ficam.
9) Santorini: o por do Sol de Oia é um dos mais famosos no mundo. O melhor lugar para apreciá-lo é nas ruínas de um forte no extremo norte da ilha. Chegue cedo, pois ele costuma ficar lotado.
10) Santorini: almoce ou jante em algum dos restaurantes que tem terraços na beira da caldeira de Oia. Além da comida geralmente ser excelente, a vista é espetacular. Um restaurante que recomendo é o Skala, perto da Igreja Panagia Platsani.
11) Zakynthos: nesta ilha está talvez a mais icônica das praias gregas, a Navagio Beach, ou Shipwreck Beach, aquela praia de pedras brancas e água azul turquesa com um barco encalhando na praia. Não deixe de visitar o mirante da praia e a partir dele, opte pela trilha da direita, que tem a melhor vista. Além disso, outra dica é importante: como não é possível chegar à praia por via terrestre, opte por pegar um barco/excursão a partir do porto Vromi, do Porto de Saint Nikolas (Agios Nikolaos) ou melhor ainda, a partir do Farol (Lighthouse) de Skinari.
12) Santorini e Mykonos: o melhor e mais fácil jeito de se locomover pelas ilhas é alugando uma Scooter ou um ATV (quadriciclo). É fácil de andar e, principalmente, de estacionar.
13) Rodes: está visitando Lindos e quer subir a Acrópole, então opte por subir de burro. Além da subida ser íngreme, a fila geralmente demora muito. Subindo de burro você não se cansa e chega bem na entrada da Acrópole, cortanto essa fila.