Este site usa cookies funcionais e scripts para melhorar a sua experiência. Clique em Aceito para permitir o uso de cookies. Para saber mais, consulte Política de privacidade.

Dicas do que Fazer e Não Fazer no primeiro dia de Cruzeiro

Blog

Notícias, novidades e dicas de viagem para ajudar no seu roteiro

Dicas do que Fazer e Não Fazer no primeiro dia de Cruzeiro

Dicas do que Fazer e Não Fazer no primeiro dia de Cruzeiro

23.nov.2017

Finalmente chegou o dia do tão desejado cruzeiro e quando você passa por todos os procedimentos de embarque e entra no navio vem aquele primeiro impacto de grandiosidade e luxo.

Passado o deslumbramento, começa a ansiedade de conhecer todo o navio nos primeiros minutos, ainda mais porque os quartos não costumam estar prontos nas primeiras horas após o início do embarque.

Quem já fez alguns cruzeiros costuma seguir determinadas rotinas: aguardar em algum lobby ou na área da piscina, tomar uma bebida em um dos diversos bares ou ir para o restaurante principal servir-se no buffet.

Mas se você vai para o seu primeiro cruzeiro, seguem algumas dicas do que fazer ou não fazer no dia de embarque.

Porém, antes de mais nada, cabem algumas recomendações para antes do embarque, na hora do check-in.

Muitas vezes as companhias de cruzeiro informam o seu horário de check-in e embarque, numa tentativa de organizar todo o procedimento. Mas na verdade, nosso impulso é de chegar muito cedo para embarcar o mais rápido possível.

É preciso considerar que o embarque pode iniciar com atraso, por diversos motivos: inspeção alfandegária, inspeção sanitária, limpeza extra do navio, entre outros.

Quando isso ocorre, o embarque é iniciado em horário diverso do planejado, ou seja, você que chegou cedo deverá aguardar no Terminal de Cruzeiros, o que geralmente não é muito bom. É preciso lembrar que a maioria dos terminais no mundo conta com pouquíssima infraestrutura de restaurantes, banheiros, acomodações e entretenimento, além de serem afastados de pontos comerciais e de lazer.

Assim, chegar muito cedo pode ser uma péssima opção. Isso aconteceu comigo, recentemente. Houve uma inspeção sanitária no navio e o embarque começou cerca de 1h30min após o horário previsto.

Como não havia o que fazer, fiquei todo o tempo sentado, entre outras 2.000 pessoas, aguardando a liberação do navio.

Portanto, é legal chegar cedo para poder iniciar seu cruzeiro o quanto antes e poder aproveitar ao máximo o navio, mas evite exageros. Se o horário previsto para embarque é às 13:00, não custa nada chegar às 13:30, 14:00.

O QUE FAZER?

1) Faça todas as reservas de restaurantes, shows, atividades esportivas, pacotes de bebidas, shore excursions, salão de beleza, spa, etc.

Esta é a principal dica. Muitos cruzeiros disponibilizam atrações que necessitam de reservas, como simulador de paraquedismo, elevadores panorâmicos e shows musicais ou teatrais.

Havendo qualquer evento que necessite de reserva a bordo, dê prioridade a ele, pois no início, as filas para reserva são menores. Acredite, por mais que elas estejam grandes, ao longo do dia elas pioram!

Fazendo suas reservas logo no início, você evita filas maiores, escolhe os melhores dias e horários e evita ficar de fora de alguma atração muito concorrida.

As reservas de restaurantes, pacotes de bebidas e outros podem ser feitas a qualquer momento, mas fazendo no início, você já desfruta delas desde logo.

Importante: Sempre que possível, faça estas reservas antes de embarcar, pois os preços costumam ser mais baixos. E confirme com a companhia de cruzeiros (através do site ou telefone) se a reserva foi efetivamente concluída.

2) Faça um tour pelo navio e veja quais restaurantes e bares que mais lhe chamam a atenção para uma visita futura. Comece pelos decks superiores e vá descendo de escada, pois os elevadores ficam muito lentos neste dia.

Se fizer um tour pelo navio, aproveite para tirar fotos do jeito e onde quiser, antes que todos os cantos fiquem abarrotados de passageiros.

3) Leve uma troca de roupa mais confortável na sua bagagem de mão para poder ficar mais a vontade enquanto suas malas não forem devolvidas.

Levou roupa de banho? Então dê um mergulho na piscina ou entre na jacuzzi, elas costumam estar vazias no primeiro dia, já que a maioria das pessoas não leva roupas de banho na bagagem de mão.

4) Se está viajando com crianças, aproveite para inscrevê-las nos grupos de atividade infantil onboard.

5) Se você não conseguiu reservar o horário de jantar ou o assento desejado quando comprou as passagens, aproveite esse primeiro dia para fazer as mudanças. Apesar deles ressaltarem que as mudanças são exceção, geralmente todos os pedidos de mudança acabam sendo atendidos.

6) Assim que seu quarto estiver disponível, faça uma vistoria nele. Apesar do serviço de quarto ser (geralmente) de ótima qualidade, sempre há a possibilidade de alguns defeitos nas lâmpadas, torneiras, vasos, chuveiros, portas, além de sujeiras no chão, embaixo da cama, lençóis e toalhas sujos e até mesmo bed bugs.

Caso haja qualquer problema, procure seu camareiro para resolver a questão e se ela não for resolvida, solicite a troca de cabine.

7) Desfaça suas malas e arrume suas roupas nos armários de forma organizada.

Assim fica muito mais fácil do que ter que pegar roupas na mala a cada dia.

Após desfazer a mala, guarde-a embaixo da cama ou dentro do armário.

8) Siga para o convés superior para a partida do cruzeiro, é um evento imperdível que deve fazer parte da sua viagem!

O QUE NÃO FAZER?

1) A menos que você embarque muito cedo, evite ir direito para o restaurante buffet do navio, com certeza ele será o local mais cheio neste dia, já que muitos chegam no embarque sem almoçar.

Acredite, o ambiente pode ficar inóspito com centenas de pessoas brigando por lugares vazios, correndo de um lugar para o outro e pegando comida como se não houvesse um amanhã.

Confira se há outras opções de bares ou restaurantes abertos neste dia para poder almoçar com mais tranquilidade.

2) Não falte ao exercício de emergência. Tudo bem, é muito chato e demorado, mas é extremamente necessário ter o mínimo de conhecimento do que fazer numa situação excepcional. Mesmo com toda a tecnologia de segurança de hoje, acidentes como o do Costa Concordia evidenciam a importância desses exercícios.

3) Se embarcou cedo, não vá procurar sua cabine, pois ela dificilmente estará pronta e você perderá um tempo enorme por nada.

4) Não leve muita coisa como bagagem de mão, pois enquanto sua cabine não fica disponível, você terá que andar carregando tudo que levou consigo.

5) Não fique em filas de reservas se for possível fazê-las por meio de aplicativos eletrônicos.

Seguro viagem geral 728x90

Booking.com